terça-feira, 7 de março de 2017

Fiação subterrânea em avenidas

A paisagem urbana possui diversos elementos presentes em qualquer cidade. Na verdade o que vem a cabeça quando falamos sobre "paisagem urbana"? Ruas congestionadas de veículos, muros altos, prédios cinzas, viadutos, túneis e postes de iluminação pública.

Os postes de concreto possuem duas funções básicas na infraestrutura de uma cidade: proporcionar iluminação as vias e sustentar os cabos que levam energia para todos os imóveis da região. Engraçado que no início eles eram destinados apenas para iluminação de ruas de uma forma curiosa; eram acendidos por um profissional chamado Acendedor de Lampiões. Claro que com o avanço da iluminação elétrica, os Acendedores desapareceram.

Um Acendedor de Lampiões
Foto via: Brasil meu Brasil Brasileiro
Saiba mais: História da iluminação pública no Brasil

Com o avanço da tecnologia, os postes também se tornaram um meio de sustentar cabos telefônicos, TV a cabo e cabos de internet fibra óptica. O fio de energia é o mesmo (pois cada estado tem sua permissionária de fornecimento de eletricidade), mas cada empresa de telefonia e internet possui seu cabo. E o resultado disso vemos sobre nossas cabeças; um grande emaranhado de fios.

No Brasil a fiação aérea foi escolhida por questões econômicas, pois sua instalação era mais rápida e prática. Com isso prefeituras e permissionárias de energia passaram a adotar este formato de transmitir energia, sem preverem como este tipo de estrutura poderia gerar transtornos como:
  • Custo maior de manutenção: por ficarem constantemente expostos ao tempo, os fios se desgastam mais facilmente, o que encarece a manutenção;
  • Riscos de queda de árvores na rede: arvores que não recebem podas adequadas estão sujeitas a deixarem galhos caírem nas redes de iluminação, provocando quedas de energia;
  • Risco de incêndio: em locais com grande concentração de fios, o risco de sobrecarga podem ocasionar curtos circuitos e até mesmo incêndios na fiação, colocando em risco a vida de pedestres e danos a veículos estacionados;
  • Danos causados por pipas: em bairros com grande número de crianças, as pipas são o seu brinquedo favorito. No entanto quando estas pipas se prendem a fiação ou transformadores, podem ocorrer descargas elétricas na pessoa que estiver as empinando.
  • Acidentes causados por veículos altos: outro problema comum são veículos, na maioria caminhões, que acabam arrastando parte da fiação de uma rua, muitas vezes pela altura excessiva do veículo ou por conta de fios que não estejam esticados completamente.
Fios de telefonia em poste de SP
Via: Folha
Emaranhado de fios em poste, Niterói - RJ
Foto via: O Globo
Incêndio em fiação de poste em Cuiabá - MT
Foto via: G1.com
Alguns destes postes são verdadeiras bombas relógios, que ao menor sinal de colapso trarão prejuízos físicos e financeiros aos usuários do sistema de energia. A manutenção preventiva é algo bastante negligenciado no Brasil, sendo vista como um procedimento desnecessário e custoso. Infelizmente muitas pessoas acabam "pagando pra ver" e assim se arrependem amargamente pelo prejuízo contabilidade ou mesmo a vida humana perdida.


Postes e fiação de Ribeirão Preto

Em Ribeirão a situação não é diferente. É comum vermos postes completamente sobrecarregados por fios de eletricidade, todos juntos num emaranhado de cabos desorganizados, trazendo insegurança para pedestres e motoristas. Como se não bastassem os postes juntos as calçadas, ainda temos o mesmo problema de excesso de fiação nos canteiros centrais de algumas avenidas como Independência e Presidente Vargas.

Rua Garibaldi com Nove de Julho
Foto via: Reinaldo Valentini Jr. - Skyscrapercity
Avenida Dom Pedro I
Via: ACidadeOn


Cruzamento da avenida Independência com Itacolomi
Foto via: Google Street View
Não há muito a se comentar sobre o assunto fiação aérea em Ribeirão Preto, mesmo porque o tema é pouco discutido até entre profissionais da área de engenharia, arquitetura e urbanismo. Já aconteceram inclusive casos de incêndios provocados por sobrecargas na região central de Ribeirão e mesmo assim nada foi discutido ou proposto, afinal tudo foi visto como uma mera "fatalidade". Por isso venho ilustrar uma nova forma de visualizar este problema: a implantação de fiação subterrânea em avenidas da cidade.

Observação: ao realizar a pesquisa por "postes em Ribeirão Preto", grande parte dos resultados são acidentes causados por motoristas que "perderam o controle" de seus veículos e que vieram a colidir nestas estruturas. Será que a Transerp está ciente disso?

Ideia utópica de hoje

O sistema de fiação subterrânea é bastante adotado e utilizado em muitos países da Europa e seu conceito é de preparar toda uma infraestrutura que possa acomodar todos os fios de energia, TV a cabo, telefonia e internet. Lembrando que esta ideia já foi citada nas propostas de Revitalização do Quadrilátero Central e Modernização de Avenidas. Locais como calçadões, avenidas comerciais e áreas de lazer costumam ter sua fiação sob o solo pelos motivos abaixo:
  1. Impacto visual positivo: com a fiação subterrânea reduzimos a poluição visual em determinadas regiões, trazendo um clima mais agradável para os caminhantes;
  2. Valorização de fachadas e prédios históricos: algumas cidades escondem verdadeiros tesouros arquitetônicos, que ficariam ainda mais em evidência com o implantação da fiação subterrânea. Opção bastante valorizada em centros históricos;
  3. Custo menor de manutenção: por ficarem acomodados em estruturas sob o solo, o risco de deterioração são menores, aumentando a vida útil do material, por sua vez reduzindo o número de manutenções de rotina;
  4. Reduz o risco de queda de raios: uma vez estando debaixo da terra, os riscos de choques e raios são praticamente eliminados, trazendo segurança aos pedestres e eliminando possíveis incêndios;
Rua Oscar Freire em São Paulo - SP
Foto via: Avenida Goiânia

Centro de Joinville - SC
Via: RICTV Record Joinville
Rua Barão do Rio Branco, Centro de Sertãozinho - SP
Foto via: Google Street View
Mas apesar do que foi explicado alguns parágrafos acima, felizmente existem duas regiões de Ribeirão que possuem fiação subterrânea. Trata-se da avenida Castelo Branco (zona leste) e a região do Calçadão no Centro.

Avenida Castelo Branco
Via: Mapio
Rua General Osório entre a José Bonifácio e
Saldanha Marinho, Centro de Ribeirão Preto
Foto via: arquivo pessoal

Rua General Osório, ao lado da Praça XV
Foto via: arquivo pessoal

Rua General Osório, ao lado da choperia Pinguim
Foto via: arquivo pessoal

Rua General Osório entre a Visconde de Inhaúma
e Barão do Amazonas
Foto via: arquivo pessoal
O sistema de fiação subterrânea poderia ser implantado nas avenidas comerciais de Ribeirão e por toda a região do hipercentro, valorizando os imóveis e tirando a ambientação pesada trazida pela fiação aérea. Algumas avenidas de Maringá, São Paulo e Santa Catarina fizeram estes investimentos através de suas prefeituras e em caso especifico da rua Oscar Freire em São Paulo, contaram também com a ajuda da associação comercial e de patrocinadores.

Entretanto apesar de todas as vantagens o sistema de fiação subterrânea é um projeto bastante complexo e possui pontos negativos que devem ser discutidos com antecedência como:
  1. Custo alto de implantação: apesar da manutenção ser menor, toda a infraestrutura envolvida pode ter um custo bastante algo. Não é apenas os fios que ficarão sob o solo, mas Por isso o foco da proposta seriam apenas avenidas comerciais com grande fluxo de pessoas para que o investimento possa valer a pena;
  2. Transtornos por conta das obras: algumas máquinas teriam dificuldades de operarem durante o dia por conta das interdições no trânsito de veículos e passagem para pedestres. Pois isso o planejamento na obra é essencial para minimizar os transtornos que possam surgir;
  3. Readequação da rede para os imóveis existentes: este alias foi um dos problemas enfrentados durante as obras no calçadão do Centro de Ribeirão, pois muitos comerciantes não estavam realizando a ligação dos imóveis até as caixas de passagem, o que ajudou nos atrasos para a remoção dos postes de concreto da via.

Para uma prefeitura aceitar este desafio sozinha, é preciso um trabalho intenso na busca pelos melhores profissionais e na aquisição de materiais. Estamos lidando com obras que exigem um alto nível técnico e qualquer "economia burra" que seja realizada, pode trazer resultados desastrosos que vão desde a licitação até a entrega da obra. Parcerias com associações ou mesmo com as permissionárias de energia são importantes pois ajudam na redução dos custos de implantação, já que desta maneira serão vários grupos que farão os financiamentos necessários.

Para finalizar a proposta, seguem algumas fotos editadas de avenidas que teriam um impacto visual bastante diferenciado caso os fios da rede elétrica fossem de fato subterrâneos. Ao longo da semana estarei atualizando a postagem com outras simulações. Clique nas fotos para ampliar:




Saiba mais: Como seriam as fachadas sem postes e sem fios elétricos?

Ideias existem para serem debatidas. Apenas com a discussão de todas as partes podemos chegar a um resultado conciso. Com o resultado deste debate, nos resta cobrarmos de nossos gestores públicos. Isso não serve apenas para a proposta de hoje, mas também para todas as propostas já apresentadas aqui no blog, para as futuras ou até para suas próprias propostas.

Não seja conivente com os problemas de sua cidade. Participe!

Obrigado e até a próxima postagem!


Links para pesquisa

Redes subterrâneas
Fiação subterrânea: vantagens e dificuldades

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