terça-feira, 11 de agosto de 2015

Paraciclos e bicicletários

Atualização: 06/08/2020

O uso da bicicleta no Brasil tem crescido bastante nos últimos anos. Seja para adotar uma postura saudável, preservar o meio ambiente ou mesmo para economizar com combustível, a bicicleta é uma tendencia que veio para ficar.


A cidade de São Paulo tem tido muito destaque nas ultimas semanas por conta na ampliação no numero de ciclovias na cidade, inclusive a tão comentada (e polêmica para alguns) ciclovia da av. Paulista. Como o uso da bicicleta é um assunto mais amplo, não vou me estender muito neste blog, mas convido o internauta a conhecer minha outra página chamada Bike Ribeirão Preto, com assuntos voltados para o uso da bicicleta em Ribeirão, inclusive com um mapa de locais que possuam estrutura para receber o ciclista. Inclusive, este é o assunto desta postagem.

O uso da bicicleta em São Paulo tem aumentado nos últimos anos
Foto via Band.com.br
O numero de bicicletas tem aumentado bastante, por conta disso elas já são uma realidade na cidade. Vários estabelecimentos comerciais tem reservado um pequeno espaço para os ciclistas deixarem suas bicicletas, e a prefeitura de São Paulo aos poucos começa a instalar novos paraciclos.

Novos paraciclos instalados em São Paulo
Foto via Vá de Bike
Saiba mais: São Paulo começa a instalar paraciclos ao longo das ciclovias

Antes de qualquer coisa, existe uma diferença clara entre paraciclo e bicicletário:
  • Paraciclos são estruturas simples, destinadas para paradas rápidas, de forma que não danifique a bike ao ser presa com cadeado.
  • Bicicletários são estruturas mais completas, geralmente fechados, com controle de entrada e saída e em alguns casos, com armários, bebedouros e vestiário.
Paraciclo em São Paulo
Foto via: Site da Prefeitura de São Paulo
Bicicletário no terminal Sacomã em SP
Via: Ipiranga News

É comum este tipo de confusão, pois ambos são estruturas para bicicletas, mas com finalidades diferentes. A título de comparação, o paraciclo seria o equivalente a uma vaga na rua para um carro, enquanto o bicicletário seria equivalente a um estacionamento fechado.


Ideia utópica de hoje

Uso a bicicleta com frequencia em Ribeirão e posso dizer com propriedade: não existe nenhum paraciclo ou bicicletário público na cidade. Na ultima Feira do Livro ocorrida em junho de 2015, tive muita dificuldade para encontrar no Calçadão um lugar seguro para trancar a bike. Acabei trancando-a numa lixeira longe da feira. E vale lembrar; apesar de meus insistentes pedidos no Facebook da prefeitura, o Calçadão será entregue sem nenhum paraciclo. A falta de visão é fato na antiga administração.

Calçadão de Ribeirão. Ainda em reforma e sem paraciclos
Foto: Arquivo pessoal
Por isso minha proposta é a instalação de paraciclos e bicicletários em locais estratégicos da cidade, pois a falta de vagas para bicicleta é uma reclamação que só fica atras da falta de ciclovias em Ribeirão.

Paraciclo adequado em "R" no Pão de Açúcar da Fiúsa
Foto: acervo pessoal
A placa diz bicicletário, mas o que foi instalado no
terminal da Jerônimo Gonçalves foi um paraciclo!
Foto: acervo pessoal
Paraciclo destruído no parque Curupira. Atualmente o local foi
convertido para um estacionamento de motos
Foto: acervo pessoal
O Guia para Construção de Bicicletários Adequados é leitura obrigatória para quem precisa ou pensa em instalar tal estrutura. Nele constam dados técnicos relevantes para a implantação destas estruturas. O paraciclos do tipo "U" invertido é o mais simples e o mais funcional de todos. Mesmo assim é comum encontrar modelos de paraciclos nada práticos e que podem até mesmo danificar a bicicleta.


Para aqueles que buscam saber quais locais públicos e estabelecimentos comerciais possuem estrutura para os ciclistas, criei em 2012 o blog Bike Ribeirão onde busco reunir por meio do Google Maps totens virtuais sinalizando paraciclos e bicicletários que podem ser classificados como Recomendados, Recomendados em Termos e Não Recomendados. Por mais que a malha cicloviária de Ribeirão seja pequena, o número de locais com paraciclos na cidade é relativamente alto.


Voltando a proposta, os paraciclos podem ser colocados em praças, áreas abertas específicas e até mesmo com a desativação de uma vaga para carro. A estrutura poderia ficar próxima de esquinas, assim resolvendo outro problema muito comum que é o dos pontos cegos nas preferenciais.


Modelo de paraciclo em locais abertos
Programa usado: Google SketchUp 

Paraciclo instalado no pavimento. O espaço ocupado é o mesmo de um carro
Programa usado: Google SketchUp 
Já os bicicletários, devem ser instalados em regiões com grande concentração de pessoas como no terminal de ônibus urbano da Jerônimo Gonçalves, Mercadão Municipal, Calçadão, entre outros polos geradores de tráfego.

Atualização 06/08/2020: A proposta Mapa Cicloviário de Ribeirão Preto 2016 utiliza esta publicação como complemento e ainda possui um mapa com sugestões para a construção de paraciclos e bicicletários próximo de grandes estabelecimentos comerciais e instituições de ensino. Confira nos links abaixo:


==========================================================

Como podem ver, são estruturas simples que, quando instaladas em locais estratégicos, podem suprir uma demanda reprimida e impulsionar um novo modal em Ribeirão Preto. Se você usa a bicicleta no dia a dia, ajude a divulgar a proposta! Cobre da administração municipal melhores estruturas para os ciclistas Ribeirãopretanos!

Fico por aqui. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário