terça-feira, 30 de junho de 2015

Prolongamento da rua Dom Pedro II e São Francisco (ponte)

Atualização: 11/06/2020

Entre as regiões da cidade onde temos um acesso mais dificultoso e menos direto, esta seria entre os bairros Ipiranga e Campos Elíseos. Um destes acessos seria pela rua Permambuco.

Visão da região entre Ipiranga e Campos Elíseos
Via Google Maps
Ponte de ligação entre os bairros
Via Google Street View
Esta ponte que cruza a avenida Eduardo Andréa Matarazzo (conhecida atualmente como Via Norte) é um dos principais acessos entre os bairros. As duas regiões cresceram muito nos últimos anos, mas a malha viária não recebeu a mesma modernização.

Por ser o único acesso próximo, a ligação entre as ruas Américo Batista / Pernambuco, exatamente na ponte, se torna um ponto de grandes congestionamentos nos horários de pico. Os motivos são variados:
  • Grande fluxo de veículos vindos da Via Norte que entram nos bairros;
  • Fluxo alto de bicicletas e motocicletas;
  • Importante corredor de ônibus, incluindo as linhas estruturais Circular 1 (U199) e Circular 2 (U299);
  • Grande fluxo de veículos com estudantes indo e voltando da faculdade Anhanguera, que fica próxima ao cruzamento.
  • Ponte é usada como ponto de conversão para quem entra ou sai da via Norte.
Quem vem da rua Américo Batista (Bairro/Centro) enfrenta os seguintes problemas: pavimento precário, falta de divisão de faixas, falta de espaço ao chegar na via Norte. O fluxo de duas faixas acabam se fundindo em uma quando os motoristas chegam a Pernambuco.

Visão para quem desce a rua Américo Batista
Via Google Street View
Já para quem vem da avenida Costa e Silva ou da rua Buarque, primeiro ficarão presos no semáforo em frente a Santa Casa de Misericórdia (mesmo tento conversão livre à direita), e em seguida ao descerem a Pernambuco ficarão travados na ponte da via Norte, e finalmente fazendo a conversão na rua Raul Pompéia e subindo a São Francisco. 

Cruzamento da rua Buarque com Pernambuco
Via Google Street View

Visão para quem desce a Pernambuco
Infelizmente é "normal" veículos estacionados de forma irregular nesta rua
Via Google Street View
As pessoas que precisam passar por esta região nos horários de pico sabem bem como ela é problemática, seja quem usa carro, moto, bicicleta, ônibus e até mesmo a pé.

Atualização 11/06/2020: o problema deste cruzamento foi citado pela EPTV em junho de 2017 e no mês seguinte a Transerp fez uma alteração na região, proibindo a conversão a esquerda na Via Norte (sentido bairro) e orientando os motoristas a fazerem um retorno na rua Raimundo Correia. Também foi proibida a conversão a esquerda na rua Pernambuco sobre a ponte da Via Norte para quem for sentido Centro. Alem disso as ruas Américo Batista e São Francisco foram recapeadas em 2017.


Projeção das alterações realizadas na região.
Postagem completa na page do blog.

Ideia utópica de hoje

A ideia deste projeto surgiu no fórum SkyscraperCity nos tópicos de Infraestrutura e Transporte e Brasil em Obras em 2012 (fica meu convite para conhece-los) e desde então tentamos divulga-lo. Cheguei a envia-lo para um vereador por e-mail, junto com outras idias, mas nunca obtive resposta. Quem acompanha o mapa de Obras de Mobilidade, sabe que o projeto da ponte foi incluído num pacote chamado Pacto pela Mobilidade, mas que por motivo ignorado, não é mais mencionado pela prefeitura. Vale lembrar que a região também conta com outra obra: a duplicação de 200 metros da avenida Costa e Silva, o que envolve a expropriação de imóveis na região.

Slide mostrando os locais das futuras obras do PAC 2 e Pacto pela Mobilidade
Nos itens 5 e 7 é possível ver as obras da ponte e duplicação da avenida
Fonte: fórum SkyscraperCity
Nesta projeção, a obra consiste no seguinte:

  1. Extensão da rua Dom Pedro II, passando atras da sede do Daerp e seguindo até a via Norte.
  2. Implantação de ponte cruzando a via Norte.
  3. Junção da ponte até a rua São Francisco.
  4. Conversão da rua Pernambuco em mão única, sentido Bairro/Centro.
  5. Abertura de rua a partir da via Norte, juntando-a com a rua Antônio Gouveia.
  6. Recape e atualização da sinalização em toda extensão da Pernambuco até a Costa e Silva.
  7. Conversão obrigatória à esquerda no cruzamento da rua Buarque com Pernambuco.
Um fator que pode facilitar a abertura da rua Dom Pedro II é uma entrada da sede do Daerp, o que diminui o custo e burocracia na remoção de imóveis. Com a extensão da rua, uma nova entrada para o Daerp poderia ser construída, não concentrando o transido de veículos e máquinas na entrada da Pernambuco.

Final da rua Dom Pedro II
Via Google Street View
Região aos fundos da sede do Daerp, rua aberta de
forma irregular e grande concentração de lixo
Via Google Street View
Transformando a Pernambuco em mão única, seria possível a implantação de três faixas de rolamento (ou duas faixas mais um corredor para ônibus) e uma ciclovia bidirecional, que seria ligada com a ciclovia da via Norte. A sinalização semafórica e vertical também seriam atualizadas e otimizadas.

Risco de inviabilidade e boas notícias

Em 2017 nesta mesma publicação tinha feito um alerta para uma "futura construção" nas esquinas da rua Pernambuco com a via Norte, ao lado do clube Ipanema. O local foi terraplanado e cercado com tapumes já indicando o inicio de alguma obra.

Esquina usada na maior parte do dia como estacionamento
e atualmente cercada por tapumes
Via Google Street View
Na época citei:

"Se esta construção for mesmo erguida, ou pior, a prefeitura ter autorizado a construção, estará condenando uma região da cidade que já sofre a anos com constantes congestionamentos e acidentes diários ao caos. Todos sairiam prejudicados, o que deixaria a região ainda mais degradada, transformando-se em um corredor congestionado de carros sem vida e segurança."

Felizmente tudo não passou de uma mera especulação e o local continuou desocupado até então. Contudo as notícias a seguir são animadoras.

A proposta foi adicionada ao conjunto de obras via FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento em novembro de 2018 e aguarda os processos licitatórios para assim muito em breve sair definitivamente do papel.

Projeção na page do blog sobre a obra anunciada em 2017.
Confira as demais obras do FINISA na page.
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Muito obrigado a todos que ajudaram a compartilhar esta proposta. Graças a vocês esta importante obra viária se tornará realidade e beneficiará centenas de moradores das regiões do Ipiranga e Campos Elíseos, alem de trazer mais rapidez e agilidade para as linhas estruturais Circular 199 e 299.


Até a próxima postagem:

Links para pesquisa

Obras do PAC vão melhorar mobilidade, diz Prefeitura de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto assina convênio de R$ 310 milhões do PAC da Mobilidade
Obras do PAC 'patinam' em Ribeirão Preto
TCE suspende licitações para obras viárias do PAC em Ribeirão Preto, SP

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