terça-feira, 5 de maio de 2015

Novas placas para ruas

Atualização: 19/01/2017

Placa de rua é uma peça muito importante no mobiliário urbano de toda cidade, seja grande ou pequena. Afinal é a forma mais básica de orientação de ruas e avenidas.

Saiba mais: História das placas e emplacamentos dos logradouros públicos

Mas infelizmente aqui em Ribeirão Preto, este tipo de sinalização tem sido totalmente ignorada pelo poder público. Foram várias as tentativas de licitações para a implantação das placas e sempre terminaram no mesmo blablabla. A mais recente anunciada pela prefeitura promete a troca de mais de 40 mil placas. Um projeto muito tímido por sinal, subestimando o porte da cidade. 

A ideia do projeto é boa, mas o problema é mais por falta de vontade politica do que problema técnico. E a imprensa não cansa de falar nisso, com razão.

Falha em sinalização de vias confunde motoristas em Ribeirão Preto

Falta de placas afeta 40 mil residências em Ribeirão Preto

Projetos para as "futuras" placas de Ribeirão Preto para a região central
Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto
Felizmente, temos uma atitude de um verdadeiro cidadão ribeirãopretano; o senhor Nelson Stefanelli tem feito de forma voluntária a implantação de placas por toda a cidade. Feitas em PVC, estas plaquinhas brancas tem sido a salvação de muitos motoristas e pedestres, sejam de dentro ou fora da cidade. Parabéns senhor Nelson!

Sr. Nelson Stefanelli, este sim merece o título de Cidadão Ribeirãopretano
Fonte: 
Site Cidade de Ribeirão Preto
Ideia utópica de hoje

A sugestão para uma verdadeira melhora da sinalização de logradouros de Ribeirão Preto, não seria apenas a colocação de novas placas, mas também atualiza-las! Seguem projeções de como as novas placas poderiam ser.

Primeira projeção - Placas coloridas por região
A cidade seria dividida em cinco regiões principais (norte, sul, leste, oeste e central) e cada região teria uma cor em especifico. As cores seriam primarias justamente para o usuário (seja morador ou visitante) localiza-las com facilidade. Na região central, algo mais neutro e clássico (tanto cores como a fonte usadas nos caracteres), para dar um destaque mais especial. O padrão dividido por nome resumido, nome completo, bairro e cep já são usados em outras cidades maiores.
Segunda projeção - Placas coloridas apenas na faixa com nome do bairro e CEP.
Seria bem parecida com o modelo proposto pela prefeitura.

Neste outro modelo, as cores primarias ficariam apenas nas faixas onde ficam o nome do bairro e CEP. Ficam mais discretas sem deixarem de serem chamativas, pois seu ideal é a fácil localização.

Projeção de placas modelo 2 para zona norte,
avenida Dom Pedro I e rua Bahia
Foto base: Google Street View

Projeção de placas modelo 1 para zona central,
rua Florêncio de Abreu e Visconde de Inhaúma
Foto base: Google Street View

Claro que outras melhorias podem ser adicionadas. Em cruzamentos de avenidas com grande fluxo de veículos e pedestres, folhas maiores e com iluminação (fiação subterrânea) trariam destaque a placa.

Fonte: Fórum SkyscraperCity - Notícias da cidade de São Paulo II
Se o problema for custo para implantação, modificações na lei Cidade Limpa poderiam ser feitas. Placas de publicidade em tamanho proporcional e que não desviem o foco real das placas, o de indicar o nome da rua. Com isso as empresas de publicidade ficariam encarregadas da manutenção (desgastes por ação no tempo, acidentes e vandalismo). Acredito que seja uma troca onde todos saem ganhando.

Placa com publicidade.
Fonte: Fórum Skyscrapercity - Santo André (nível da rua, parques, panorâmicas e skyline)
Enfim é isso. Como disse, o propósito do blog é a troca de ideias entre os maiores interessados: os cidadãos ribeirãopretanos. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário